Roger Bacon

Biografia de Roger Bacon:

Roger Bacon (1214-1294) foi filósofo inglês. Um dos mais famosos pensadores do seu tempo. Ficou conhecido como Doctor Mirabilis - Doutror Admirável.

Roger Bacon (1214-1294) nasceu em Ilchester, Samerset, Inglaterra, no ano de 1214. De família rica, estudou em Oxford, onde foi discípulo de Robert Gosseteste. Foi pioneiro do empirismo, ou seja, pela busca do conhecimento pela prática experimental. Acreditava que a experimentação era a chave de todas as ciências e que a filosofia podia ajudar à Teologia na conversão dos não crentes.

Por volta do ano de 1240 ingressou na Ordem dos Franciscanos. Estudou química, física, matemática astrologia e ótica. Se destacou pelos estudos no campo da Ótica, o que possibilitou a invenção dos óculos, e que mais tarde contribuiu para a invenção do telescópio e do microscópio. Tornou-se mestre das Artes, por volta de 1273, ensinou em Paris durante dez anos.

Em seus estudos reivindicava uma reforma do currículo nas escolas. Para ele a Bíblia deveria ser o centro das atenções para o estudo da Teologia. Provou que vários textos da Bíblia estavam adulterados e muitas traduções de Aristóteles estavam erradas. Foi acusado de herege. Foi crítico de algumas teorias de Aristóteles, defendendo o papel da investigação científica. Afirmava que a terra era redonda. Todas as suas ideias progressistas o levaram a prisão.

Roger Bacon faleceu em Oxford, Inglaterra, no ano de 1294.

Última atualização do biografia de Roger Bacon: 08/10/2013.
« Rodrigo Santoro « Rodrigues Alves « Roger Bacon » Romero Britto » Ronaldinho Gaúcho »