Roger Bacon

Filósofo inglês

Biografia de Roger Bacon:

Roger Bacon (1214-1294) foi um filósofo inglês. Um dos mais famosos pensadores do seu tempo. Ficou conhecido como Doctor Mirabilis - Doutor Admirável.

Roger Bacon (1214-1294) nasceu em Ilchester, Samerset, Inglaterra, no ano de 1214. De família rica, estudou em Oxford, onde foi discípulo de Robert Gosseteste. Foi pioneiro do empirismo, ou seja, buscava o conhecimento pela prática experimental. Acreditava que a experimentação era a chave de todas as ciências e que a filosofia podia ajudar a Teologia na conversão dos não crentes.

Por volta do ano de 1240 ingressou na Ordem dos Franciscanos. Estudou química, física, matemática astrologia e ótica. Destacou-se pelos estudos no campo da Ótica, o que possibilitou a invenção dos óculos, e que mais tarde contribuiu para a invenção do telescópio e do microscópio. Tornou-se mestre das Artes e por volta de 1273, começou a lecionar em Paris, onde permaneceu durante dez anos.

Em seus estudos reivindicava uma reforma do currículo nas escolas. Para ele a Bíblia deveria ser o centro das atenções para o estudo da Teologia. Provou que vários textos da Bíblia estavam adulterados e muitas traduções de Aristóteles estavam erradas. Foi acusado de herege. Foi crítico de algumas teorias de Aristóteles, defendendo o papel da investigação científica. Afirmava que a terra era redonda e todas as suas ideias progressistas o levaram a prisão.

Roger Bacon faleceu em Oxford, Inglaterra, no ano de 1294.

Última atualização do biografia de Roger Bacon: 13/04/2016.
« Rodrigo Santoro« Rodrigues Alves«Roger Bacon»Romero Britto »Ronaldinho Gaúcho »