Rui Barbosa

Político brasileiro

Biografia de Rui Barbosa:

Rui Barbosa (1849-1923) foi político, diplomata e jurista brasileiro. Foi membro fundador e presidente da Academia Brasileira de Letras. Foi Embaixador do Brasil, na Conferência de Paz em Haia e considerado um dos sete sábios a participar do encontro. Foi chamado de "O Águia de Haia".

Rui Barbosa (1849-1923) nasceu em Salvador, Bahia, no dia 5 de novembro. Filho de João José Barbosa de Oliveira, médico e Diretor da Instrução Pública da Bahia, e Maria Adélia Barbosa de Oliveira. O casal teve dois filhos, Brites e Rui Barbosa, que receberam uma educação rigorosa.

Rui Barbosa era sobrecarregado de estudos. Com cinco anos ingressou na escola e com 15 dias já sabia ler e conjugar verbos. Em casa estudava piano e oratória. O pai o obrigava a ler os clássicos portugueses. Em 1861 ingressou no Ginásio Baiano de Abílio César Borges. Em 1864 concluiu o curso recebendo a medalha de ouro, e pronunciou seu primeiro discurso público.

Com 15 anos já se preparava para estudar Direito. Por ser muito novo passou um ano estudando alemão, lendo juristas e obras da biblioteca médica de seu pai. Em 1866 entra para a Faculdade de Direito do Recife, onde participa de associações abolicionistas. Terminou o curso na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo.

Em 29 de outubro de 1870 estava de volta a Salvador. Com a morte do pai, passa a trabalhar como secretário da Santa Casa de Misericórdia. Membro do partido liberal, participava de comícios, defendendo o programa de seu partido. Em 21 de novembro de 1876 casa-se com a baiana Maria Augusta Viana Bandeira. No ano seguinte foi eleito deputado provincial pela Bahia. Em 1879 foi eleito para a Assembléia Geral da Corte.

Instalada a República, Rui Barbosa foi chamado para ocupar a pasta da Fazenda. Redigiu o projeto da Carta Constitucional. Com a dissolução do Congresso pelo Presidente Deodoro, abandonou o cargo que ocupava, passando para a oposição.

Em 1893, viu-se envolvido na Revolução da Armada, em virtude da qual foi exilado. Esteve na Argentina, Lisboa, Paris e Londres. Regressando ao Brasil, foi eleito Senador da República em 1895. No início do século XX, a situação política mundial tornava-se grave. Na Europa a ameaça de guerra era iminente. Em 1907 foi designado Embaixador do Brasil, na Conferência de Paz em Haia, cujo objetivo era discutir a paz mundial. Defendendo a ideia de que todas as nações pequenas ou poderosas deveriam ter os mesmos direitos, foi chamado de "A Águia de Haia".

Rui Barbosa por duas vezes foi candidato à Presidência da República e foi derrotado. A primeira em 1909 perdeu para Marechal Hermes da Fonseca e na segunda, 10 anos depois, foi derrotado por Epitácio Pessoa.

Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre os anos de 1908 e 1919. Faleceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 1 de março de 1923, para onde foi se convalescer de uma pneumonia. Seus restos mortais foram enterrados em Salvador, na Galeria Subterrânea do Palácio da Justiça (Fórum Rui Barbosa).

Informações biográficas de Rui Barbosa:

Data do Nascimento: 05/11/1449
Data da Morte: 01/03/1923
Nasceu há 564 anos
Morreu aos 473 anos
Morreu há 91 anos

Última atualização do biografia de Rui Barbosa: 14/05/2012.
« Rubem Braga « Rubem Fonseca « Rui Barbosa » Ruth Rocha » Ruy Coelho »