Salomão

Rei de Israel

Biografia de Salomão:

Salomão é um personagem da Bíblia, era filho de Davi, e tornou-se o terceiro rei de Israel. Subiu ao Trono com 20 anos, era sábio e respeitado por todo o país. Tão sábias foram as suas sentenças que 30 séculos depois de seu reinado, a expressão "Justiça de Salomão" era usada e exprimia os sentimentos de imparcialidades, é o que o primeiro Livro de Reis descreve em seu capítulo 3.

Salomão herdou de seu pai um reino extenso, que ia do rio Eufrates até a fronteira egípcia. Consolidou seu reino ao casar com a filha de um faraó e ao firmar um tratado comercial com Hiram, rei da cidade fenícia, Tiro.

Diz a Bíblia que Salomão pronunciou 3 mil sentenças, "vinham todos os povos para ouvir sua sabedoria". E que tratava todos com igualdade. Até das terras mais distantes vinham nobres e príncipes em busca de seus conselhos. Entre as visitas famosas, consta a da Rainha de Sabá, cuja história é repleta de mistérios. Supõem os historiadores que ela tivesse reinado numa região Africana às margens do mar Vermelho. Os etíopes acreditam que seus imperadores são descendentes de Salomão e Sabá.

Salomão organizou o pais, dividiu em regiões e criou uma rede de transportes. Na desértica região de Neguev, estabeleceu uma mina de cobre. À margem do mar morto, explorava sal. Construiu o porto de Asion-Gueber, próximo de Eliat, para comercializar com a Arábia a Etiópia e a Índia. Várias ruínas encontradas por arqueólogos, confirmam a passagem de Salomão, nessa região.

Salomão tinha um enorme palácio em Jerusalém e residência de verão nas montanhas do Líbano. Seu trono era de marfim, adornado com ouro. Segundo a Bíblia, "Todos os copos do rei eram dourados". "Teve 700 mulheres, desposou filhas de príncipes moabitas, edomitas, hititas e de outros povos que cercavam Israel e Judá".

É atribuído a Salomão 1005 cânticos. Alguns afirmam que é de sua autoria o Cântico dos Cânticos e o Salmo 127. Os provérbios que foram recolhidos pela tradição judaica num livro depois canonizado como parte do Antigo Testamento, são com certeza de Salomão. Foram reunidos em 31 capítulos que contêm 850 versículos, levando o entendimento entre os homens.

Após a sua morte, a grande sabedoria e conselhos que Salomão pregou, não evitaram que as dez tribos de Israel se separassem da tribo de Judá, formando seu próprio estado.

Última atualização do biografia de Salomão: 23/07/2012.
« Sabrina Sato « Saddam Hussein « Salomão » Salvador Dali » Santa Hildegarda de Bingen »