Sílvio Santos

Comunicador e empresário brasileiro

Biografia de Sílvio Santos:

Sílvio Santos (1930) é apresentador de Televisão e empresário de comunicação. O Grupo Sílvio Santos engloba o Sistema Brasileiro de Televisão, a Liderança Capitalização-Administração da loteria Tele Sena, a Jequiti Cosméticos. Seu Programa de televisão, o Programa Sílvio Santos, é transmitido há décadas e seu grande sucesso deve-se à variedade de jogos, pegadinhas e outras atrações.

Nascido na Lapa, Rio de Janeiro, com nome de Senor Abravanel. Filho de imigrantes, seu pai Alberto Abravanel era turco, enquanto a sua mãe Rebeca Abravanel, era grega. O nome Sílvio originou de sua mãe, que não concordava com o nome original do filho. O sobrenome santos foi o próprio que decidiu, pois os “santos” protetores o ajudariam a ter sorte em sua caminhada. Sílvio Santos é descendente de um estadista e filósofo judeu-português Isaac Abravanel.

Sílvio Santos começou a trabalhar como camelô aos 14 anos, onde aprendeu a negociar e a expor a sua voz, considerada poderosa. Foi convidado para ser locutor na Radio Guanabara, mas não ficou por muito tempo, pois a atividade de camelô lhe rendia mais financeiramente.

Seu tino comercial era admirado e conhecido por todos. Depois de servir ao exército, criou uma maneira de torna as viagens mais dinâmicas nas embarcações que iam do Rio de Janeiro à Niterói: criou um serviço de alto falantes para anunciar produtos. Posteriormente, entrou para o ramo de shows e sorteios de loterias. Sílvio Santos ficou conhecido por Peru que fala, pois falava tanto que enrubescia seu rosto.

Em 1962 começo a sua carreira na televisão, com o programa Vamos brincar de forca, transmitido pela TV Paulista. Teve sucesso nesse ramo, e acabou por ser contratado pela Rede Globo de Televisão, mas saiu algum tempo depois por não conseguir se tornar acionista.

Passou pela Rede Tupi e Rede Record, nesta, conseguiu 50 % das ações da TV. Mas o grande empreendimento de Sílvio Santos seria o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, canal próprio, onde apresentaria o seu tradicional Programa Sílvio Santos e venderia outros produtos, como o Baú da Felicidade, empresa de venda de carnês e sorteios.

O Programa Silvio Santos é uma atração que já se tornou tradição na televisão brasileira. Nele, Sílvio Santos montou uma variedade de atrações junto com a publicidade de seus produtos, o que lhe manteve uma audiência fiel.

Sílvio Santos exerceu outras atividades, com destaque para compositor e cantor de marchinhas. Uma que fez muito sucesso foi a pipa do vovô não sobe mais, uma paródia sobre a impotência sexual masculina.

Candidatou-se à Presidência da República em 1989, mas teve a candidatura impugnada por questões de lei eleitoral.

Nos últimos tempos, Sílvio Santos vem passando por problemas financeiros devido a um rombo nas contas do Banco PanAmericano, o que fez com que o comunicador colocasse o SBT, O Baú da Felicidade e a Jequiti Cosméticos como garantias de negócio. Além disso, seu canal de televisão perdeu a vice-liderança. Mesmo assim, possui um patrimônio avaliado em R$ 6 bilhões de reais.

Sílvio Santos é casado pela segunda vez, e tem seis filhas. Uma delas, Patrícia Abravanel, será a sucessora dos negócios do pai, decisão tomada por ele em 2006.

Informações biográficas de Sílvio Santos:

Idade: 84 anos
Data do Nascimento: 12/12/1930

Última atualização do biografia de Sílvio Santos: 02/11/2011.
« Antônio da Silva Jardim « Silvio Romero « Sílvio Santos » Simone de Beauvoir » Simón Bolívar »