Tales de Mileto

Filósofo grego

Biografia de Tales de Mileto:

Tales de Mileto (624 a.C – 558 a.C) foi um filósofo grego. Considerado o primeiro filósofo do Ocidente.

Tales de Mileto (624 a.C - 558 a.C.) nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia. Possiu origens familiares na Fenícia. Foi fundador da escola Jônica. Acreditava na existência de um "princípio único". Afirmou que a água era origem de toda a existência, embora outros filósofos e discípulos seus não concordassem, como Anaximandro e Anaxímenes.

Teve o grande mérito de antecipar algumas teorias evolucionistas, quando afirmou que o mundo poderia ter surgido da água, e que dessa substância, teria havido evolução, por processos naurais.

Foi o primeiro filósofo a estudar astronomia e em suas observações sobre o sol e a lua, previu e explicou o eclipse solar, ao verificar que a lua era iluminada por ele, no ano de 585 a.C, o que foi comprovado pelos astrônomos.

Tales de Mileto foi considerado o precursor do pensamento filosófico, por que pensou a matéria de maneira diferente de como era pensada antes, com inferências divinas e invocações a deuses superiores. Ele acreditava que a coisa material sofria transformações ao longo do tempo. Com isso, o filósofo inaugurou o método de observação e especulação diferente das explicações teológicas e religiosas para todas as coisas, em vigor na época. Aristóteles o considerava como o primeiro filósofo.

É atribuída a Tales de Mileto as descobertas da igualdade dos ângulos da base do triângulo isósceles e a demonstração do teorema, no qual, se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais.

Última atualização do biografia de Tales de Mileto: 03/11/2013.
« Sun Tzu « Susana Vieira « Tales de Mileto » Tamandaré » Tancredo Neves »