Tomás de Aquino

Filósofo e teólogo

Biografia de Tomás de Aquino:

Tomás de Aquino (1225-1274), considerado doutor da igreja católica juntamente com Santo Agostinho, é um dos maiores filósofos da humanidade. É considerado o maior nome da escolástica e santo da igreja católica, com o cognome de Doctor Angelicus.

Tomás de Aquino veio de uma família de nobres. Nasceu em Aquino, localizado em Roccasecca, atual Lácio, na Itália. Fez seus primeiros estudos no castelo de Monte Cassino. Em 1239, estudou as artes liberais, conjunto de disciplinas de iniciação ao conhecimento filosófico e teológico, Em Nápoles.

Em, 1240, tornou-se discípulo de Aberto Magno em Colônia. Em 1252, formou-se em teologia. Na Itália, foi nomeado professor na cúria pontifical de Roma.

Tomás de Aquino reestruturou o ensino na Universidade de Nápoles. Fez parte da idealização do concílio de Lyon, promovido pelo Papa Gregório 10°.

Tomás de Aquino tem importância fundamental para o pensamento filosófico e teológico do ocidente. Em sua obra principal, a “Suma Teológica”, expôs através de questões, os assuntos mais relevantes sobre a fé e o conhecimento filosófico. Na obra, o filósofo e teólogo teve como preocupação central mostrar a relação entre o cristianismo e a filosofia clássica grega, tendo as idéias de Aristóteles como fundamento. O conjunto de livros é uma das obras centrais da literatura ocidental, além de ser o sustentáculo do tomismo, corrente filosófica que tem as teorias de Tomás de Aquino como substrato.

O tomismo foi um dos argumentos usados pela igreja católica para reafirmar a fé cristã, principalmente na contra-reforma, que tinha a intenção de combater o protestantismo na Europa.

Tomás de Aquino foi considerado doutor da igreja católica, príncipe da escolástica. Foi canonizado em 1323 pelo Papa João XXII. Morreu na Abadia de Fossenova, antes de participar do concílio de Lyon.

Última atualização do biografia de Tomás de Aquino: 27/05/2012.
« Tobias Barreto « Tomás Antônio Gonzaga « Tomás de Aquino » Tomé de Sousa » Tony Carreira »