Toquinho

Músico brasileiro

Biografia de Toquinho:

Toquinho (1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. É conhecido pelas parcerias musicais com o poeta Vinícius de Moraes. É um dos grandes cantores, compositores e violonistas da Música Popular do país.

Toquinho (1946) nasceu em São Paulo, São Paulo, no dia 6 de julho de 1946. Filho de Antônio Pecci e de Diva Bondeolli Pecci, descendentes de italianos. Iniciou seus estudos no olégio do Sagrado Coração de Jesus, de padres salesianos. Por seu uma criança pequena era chamado pela mãe de "meu toquinho de gente", o que acabou sendo seu nome artístico.

A música começou a entrar na sua vida, ouvindo os discos que seu pai comprava, entre eles, Luis Gonzaga, Angela Maria, Francisco Alves, Orlando Silva, o trompetista Ray Antony, a orquestra de Ray Coniff, entre outras. Influenciado por João Gilberto e Carlinhos Lira, teve suas primeiras aulas de violão com a professora Dona Aurora, que já via em Toquinho um grande talento. Teve aulas de violão com Paulinho Nogueira e de violão clássico com Isaías Sávio.

Iniciou a sua carreira em apresentações musicais em colégios e faculdades. Mas foi nos shows promovidos pelo radialista Walter Silva, no Teatro Paramont, que o cantor profissionalizou-se.

Em 1969, passou sete meses na Itália, com Chico Buarque e participou da gravação de um disco em homenagem a Vinícius de Morais. Vinícius admirado com o violão de Toquinho convida o músico para acompanhá-lo numa temporada na Argentina. Foi o começo de uma grande parceria e amizade.

As primeiras canções de Toquinho tiveram vários parceiros, entre eles, Vitor Martins, Chico Buarque e Paulo Vanzolini. Com Vinícius musicou o livro A Arca de Noé, o que resultou em dois discos “A Arca de Noé” e “A Arca de Noé 2”, lançados em 1980 e 1981. As músicas, com diversas parcerias, fizeram muito sucesso e participaram de vários musicais para a televisão.

Em 1983, continuando seu trabalho voltado para o mundo infantil, lançou o disco “Casa de Brinquedos”. Em 1986, lançou, em parceria com Elifas Andreato, um trabalho inspirado na “Declaração Universal dos Direitos da Criança”, que resultou no disco “Canção de Todas as Crianças”, lançado em 1987. Em 1997 lançou “Toquinho e Convidados”, um CD com as músicas inspiradas na Declaração Universal dos Direitos da Criança. Em 2005, foi lançado na Espanha o CD “Canciones de los Derechos de los Niños”.

Entre as músicas de inspiração infantil gravadas por Toquinho, as que mais se destacaram foram: “O Filho que eu Quero Ter” (1975), “Aquarela” (1983), “O Caderno” (1983) e “Ao que vai Nascer” (1984).

Toquinho gostava de ter parceiros para tocar e compor. Mas foi com o poeta e músico Vinícius de Moraes com quem teve sua carreira musical mais profícua, com 120 canções e 25 discos, sendo destaque a canção “Aquarela”.

Informações biográficas de Toquinho:

Idade: 68 anos
Data do Nascimento: 06/07/1946

Última atualização do biografia de Toquinho: 29/11/2013.
« Tomé de Sousa « Tony Carreira « Toquinho » Torricelli » Truman Capote »