Torricelli

Físico e matemático italiano

Biografia de Torricelli:

Torricelli (1608-1647) foi físico e matemático italiano. Descobriu o princípio do barômetro. Seus estudos sobre cálculo deram origem ao Cálculo Integral. Se dedicou ao estudo e planejamento de telescópios, microscópios e instrumentos de precisão.

Torricelli (1608-1647) nasceu em Faenza, região ao Norte da Itália, no dia 15 de outubro de 1608. Foi aluno brilhante do Colégio jesuíta de Faenza. Com 16 anos foi mandado para Roma, estudar com Benedetti Castelli, que era discípulo de Galileu e professor de Matemática no Collegio di Sapienza. O primeiro ensaio de Torricelle, "Sobre os Projéteis", foi enviado a Galileu que ficou impressionado com a capacidade analítica e matemática do estudante.

Em 1641 o Grão-Duque de Toscana convidou Torricelli para integrar a equipe de colaboradores de Galileu, já então com 78 anos e quase cego. Não trabalharam juntos por muito tempo, três meses depois, no dia 8 de janeiro de 1642, morria Galileu. Torricelli foi imediatamente nomeado matemático do Grão-Duque.

Quando Torricelli já era professor de Matemática na Academia Florentina e trabalhava para o grão-duque da Toscana, demonstrou sua experiência com tubos de vidro e mercúrio, para medir a pressão atmosférica, que se tornou clássica e explicou as razões de seu resultado, que deu origem ao barômetro, nome dado pelo físico francês Blaise Pascal.

Torricelli usou o seu recém descoberto vácuo para realizar outras experiências. Observou que a luz se transmite com a mesma velocidade no vácuo e no ar. Também trabalhou com o som e o magnetismo, além de contribuir para a Matemática e para a Hidráulica, dinâmica e até engenharia militar. Seu nome está associado ao estudo do cálculo das áreas de diversas figuras e dos volumes de figuras em rotação, que nas mãos de Newton e Leibnitz, deu origem ao Cálculo Integral. As obras de Torricelli só foram publicadas totalmente em 1919.

Evangelista Torricelli passou seus últimos dias trabalhando e dando aulas que atraíam cientistas de toda a Itália e de outras regiões da Europa. Morreu em Florença, no dia 25 de outubro de 1647.

Informações biográficas de Torricelli:

Data do Nascimento: 15/10/1608
Data da Morte: 25/10/1647
Nasceu há 406 anos
Morreu aos 39 anos
Morreu há 366 anos

Última atualização do biografia de Torricelli: 09/03/2014.
Biografias Relacionadas
« Tony Carreira « Toquinho « Torricelli » Truman Capote » T. S. Eliot »