Vasco da Gama

Navegador português

Biografia de Vasco da Gama:

Vasco da Gama (1492?-1524) foi um navegador português. Comandou navios que se deslocaram da Europa para as índias.

Vasco da Gama (1492?-1524) nasceu em Sines, um porto da costa do Alentejo, em Portugal, provavelmente em 1492. Filho ilegítimo de Estevão da Gama, casado com Dona Maria Isabel Sodré. Segundo o historiador Augusto Carlos Teixeira e Aragão, Vasco da Gama estudou navegação em Évora.

Com a morte de Estevão da Gama e de D.João III, coube a Vasco da Gama a tarefa de explorar uma rota de comércio possivelmente lucrativa no oceano Índico, e que foi delegada pelo rei D. Manuel I. A viagem aconteceu em 1497 e passou pela atual Serra Leoa, África do Sul e Moçambique, chegando às Índias em meados de 1498, depois de enfrentar hostilidades em diversos lugares, embora tenha recebido acolhida de um sultão, no porto de Melinde.

Vasco da Gama encontrou dificuldades para negociar as mercadorias, pois o comércio era dominado pelos árabes e havia diferenças de cultura. A volta a Portugal foi desastrosa, pois vários tripulantes morreram de escorbuto, além de enfrentarem tempestades e ventos das monções. Vasco da Gama recebeu os títulos de “Almirante Mor dos Mares da índia” e o de "Dom". Também recebeu as Vilas de Sines e Vila Nova de Milfontes.

Vasco da Gama empreendeu mais duas viagens às Índias. Na segunda viagem, foi na intenção de instalar uma feitoria em Cochim e destruir os postos de comércio árabe. Fundou uma colônia naquela cidade depois de obter concessões do Samorim, governador de Calecute. Regressou a Portugal, em 1503. Em sua terceira viagem, em 1524, foi substituir o Vice-Rei Duarte de Meneses, mas chegou a contrair malária, morrendo no mesmo ano, em Cochim.

Vasco da Gama foi sepultado na Igreja de São Francisco, em Cochim, mas seus restos mortais foram levados para um convento, conhecido com Quinta do Carmo, de propriedade privada.

É importante ressaltar que os poemas de Luís de Camões relatam, em boa parte, as viagens de Vasco da Gama. Seu legado foi positivo no sentido de ter colocado Portugal na rota principal de comércio naquela época. Porém, não conseguiu levar bens de interesse para a índia. Além disso, contabilizaram-se perdas significativas da tripulação por conta dos perigos das rotas marítimas.

Última atualização do biografia de Vasco da Gama: 18/07/2013.
« Usher « Van Gogh « Vasco da Gama » Vicente do Rego Monteiro » Vicente Yáñez Pinzón »