Voltaire

Filósofo francês

Biografia de Voltaire:

Voltaire (1694-1778) foi um filósofo francês, grande representante do movimento iluminista na França, juntamente com Rousseau e Montesquieu.

François Marie Arouet era seu nome de batismo. Veio de uma família burguesa e adquiriu sólidos estudos com os jesuítas no colégio de Clermont.

Voltaire também escreveu poemas, o que lhe causou muitos problemas por conta do teor irônico de seus escritos contra os governantes, sendo preso na bastilha durante um ano. Quando libertado, foi para a Inglaterra, onde conheceu poetas como Pope e Young, e tomou contato com as ideias sobre a liberdade política inglesa.Dessa experiência resultou o livro “Cartas Filosóficas”(1734), publicado na França e Inglaterra.

Voltaire teve muitas amantes, entre elas, a marquesa de Chatelet, Emile de Bretiul, que pode ter-lhe inspirado a escrever algumas novelas irônicas como "O Filho Pródigo"O Mundano" e ”Cândido", essa última, uma crítica aos seus opositores. Entre as tragédias, destaca-se “Tancredo”(1760); dos contos filosóficos, importante é “O ingênuo” (1767), no qual tratava dos abusos políticos; No “Tratado Sobre a Tolerância" (1763) discorreu elogios sobre a razão.

Voltaire era grande defensor do progresso tecnológico e da ciência. Criticava veementemente a aristocracia, a Igreja Católica e os dogmas religiosos. Porém, arrependeu-se no fim da vida, escrevendo um artigo na revista francesa Correpondance Littérairer, Philosophique et Critique, onde retomava à fé cristã.

Morreu em 1778, no mesmo ano em que foi iniciado Maçom.

Informações biográficas de Voltaire:

Data do Nascimento: 21/11/1694
Data da Morte: 30/05/1778
Nasceu há 320 anos
Morreu aos 83 anos
Morreu há 236 anos

Última atualização do biografia de Voltaire: 30/12/2011.
« Vladimir Maiakvoski « Vladimir Putin « Voltaire » Walcyr Carrasco » Walmor Chagas »