William Shakespeare

Dramaturgo e poeta inglês

Biografia de William Shakespeare:

William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Autor de tragédias famosas como "Hamlet", "Otelo", "Macbeth" e "Romeu e Julieta". É considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.

William Shakespeare (1564-1616) nasceu em Stratford-upon-Avon, no condado de Warwich, Inglaterra, onde iniciou seus estudos, que deixou incompletos. A família empobrecera e aos 15 anos foi trabalhar no açougue do pai. Com 18 anos, casa-se com a aldeã Ana Hathaway, oito anos mais velha que ele. Suas dificuldades financeiras se agravaram com o nascimento da filha e em seguida dos gêmeos.

Em 1586, abandona o lar e muda-se para Londres, onde se emprega como guardador de cavalos na porta do teatro. Logo estava prestando serviços nos bastidores, copiando peças ou representando pequenos papeis. Nessa época, período do reinado de Elizabete I, Londres vivia uma intensa atividade artística. Shakespeare estudou muito e leu autores clássicos, novelas, contos e crônicas, que foram fundamentais para sua formação de dramaturgo.

Shakespeare passou a ser o copista oficial da companhia, representava e adaptava peças de autores anônimos. Logo estava escrevendo o maior número das peças apresentadas no Teatro Globo, ocupado pela companhia de Burbage, da qual fazia parte.

A obra de Shakespeare, abrange aproximadamente 40 peças, entre comédias romântica, tragédias e dramas históricos, os críticos as divide em quatro fases que acompanham a evolução do autor. A primeira fase vai de 1590 a 1595, época em que adaptou as peças "Henrique VI", "Ricardo III, "A Comédia dos Erros" e "Tito Andrônico" e "A Megera Domada". Em 1954 escreve "Os Dois Cavaleiros de Verona", "Penas de Amor Perdido", "Romeu e Julieta", "Ricardo II", "Sonho de uma Noite de Verão" e "O Rei João".

De 1596 a 1600, a segunda fase, escreve "O Mercador de Veneza", "Henrique IV" (duas partes), "Júlio César", "As Alegres Comadres de Windsor", "Muito Barulho por Nada", "Henrique V", "Como Quiseres"e "A Duodécima Noite".

De 1601 a 1608, o período mais importante, escreveu: "Hamlet", "Tróilo e Créssida", "Tudo Está Bem Quando Acada Bem", "Medida por Medida", "Otelo", "Rei Lear", "Macbeth", "Antônio e Cleópatra", "Coriolano", "Timon de Atenas" e "Péricles" De 1609 a 1612, escreveu suas últimas obras: "Cimbelino", "O Conto de Inverno", "A Tempestade" e "Henrique VIII".

William Shakespeare foi também poeta e escreveu mais de 150 sonetos. Publicou três livros em estilo renascentista: Vênus de Adônis (1593), Lucrécia (1594) e Sonetos (1609).

Em suas obras, Shakespeare teve o dom de captar com igual maestria as paixões mais turbulentas e os sentimentos mais puros, a mais rica alegria e o mais penoso desespero. Foi magistral o traço dos caracteres que povoou seu mundo. De Romeu e Julieta fez a personificação do amor irrealizado. De Otelo, o protótipo do ciumento. Do Mercador de Veneza, o usuário materialista por excelência. De Macbeth, o resumo da ambição e do remorso, sendo considerada a obra mais trágica do autor.

A fase das tragédias sérias e maduras é a mais importante na carreira de Shakespeare. Hamlet, embora criticada por muitos da época, é considerada sua maior criação. O enredo encarna o dilema do homem de intensa vida espiritual, que busca a essência das coisas enquanto é obrigado a tomar uma atitude decisiva. No célebre monólogo "Ser ou não ser, eis a questão", o Príncipe Hamlet quer, dormir e sonhar, mas indaga se o sonho da morte não será um sonho como os outros. Hesitante entre a fria execução de uma vingança e o sentimento de piedade, Hamlet rebela-se contra o destino.

William Shakespeare, juntou em sua obra, aspectos e características do estilo de vida inglês. As citações conhecidas da cultura anglo-saxônica e os folclores antigos foram incrementados de forma organizada, num estilo peculiar. Suas peças foram encenadas pela Europa inteira, influenciando outros dramaturgos, inclusive, sobrepondo-se ao teatro francês, alemão e italiano.

Depois de acumular alguma fortuna, Shakespeare volta para sua cidade natal, entrando em processo de reclusão, que durou até o fim de sua vida. William Shakespeare faleceu em Stratford-upon-Avon, no dia 23 de abril de 1616.

Informações biográficas de William Shakespeare:

Data do Nascimento: 26/04/1564
Data da Morte: 23/04/1616
Nasceu há 450 anos
Morreu aos 51 anos
Morreu há 398 anos

Última atualização do biografia de William Shakespeare: 05/12/2014.
Biografias Relacionadas
« William Bonner « William Harvey « William Shakespeare » William Wallace » Winston Churchill »